sexta-feira, 21 de março de 2008

31 A HISTÓRIA DA CORREGORIA

A Corregedoria é o órgão da Polícia Civil do Estado de Rondônia responsável pela investigação de crimes e infrações administrativas praticadas por policiais civis dentro do estado de Rondônia. A Polícia Civil é composta por policiais encarregados de investigar crimes e contravenções, e reunir provas sobre suas circunstâncias e sua autoria, atuando primordialmente após a ocorrência do fato criminoso. A Polícia Civil é integrada por policiais de várias carreiras como Delegados de Polícia, Escrivães, Peritos Criminais, Agentes de Polícia, Datiloscopistas, entre outros.
Já foram corregedores-gerais da Polícia Civil: Adalberto Mendanha, Mauro Gomes de Souza, Antonio Wallace Pereira de Lucena, José Luiz Xavier, Paulo Roberto Otto Barbosa e João dos Reis Lacerda.
O delegado Antonio Felício dos Santos assumiu o cargo atual corregedor-geral logo após deixado a Direção Geral da Polícia Civil. Ele assumiu o cargo em substituição do delegado João dos Reis Lacerda, designado para a regional de Vilhena. Antonio Felício é natural de Brejo Santo, Ceará, nascido a 7 de junho de 1954. Formado em Direito pela Faculdade Federal da Paraíba, em 1980, foi admitido como delegado de Polícia Civil de Rondônia no dia 1º de novembro de 1984. Em 1985 foi lotado na Delegacia de Policia de Cacoal. No ano seguinte foi pra Jaru e 87 para a 2ª DP de Ji-Paraná. Em 1988, assumiu como delegado regional de Ji-Paraná. Ainda naquele ano foi transferido para a Capital, assumindo o 2º DP. Em 1990, assumiu como titular da Delegacia de Crimes contra o Patrimônio para no ano seguinte, ser nomeado diretor do DPI, o Departamento de Polícia do Interior. Nos períodos de 4 a 7 de setembro, e de 30 de setembro a 5 de outubro de 1991, assumiu a Direção Geral da Polícia. Em 1992, foi titular do DOPS e no período de 27 de fevereiro a 5 de março de 1992, respondeu novamente pela direção geral da Polícia Civil, e ainda pelo DI, o Departamento de Informações. Em 1995, foi lotado na Academia de Polícia Civil e ainda naquele ano, nomeado seu diretor geral. Em 1997, foi designado delegado Regional de Guajará-Mirim, onde ficou até 1999. Removido para a Capital foi nomeado assessor do Departamento de Assuntos da Polícia Civil, voltando a responder pela direção geral da Polícia Civil nos períodos de 11 a 20 de abril, e de 3 a 9 de maio de 1999. Ainda naquele ano, foi diretor do Departamento de Polícia do Interior, assumindo, ainda em 1999, a função de diretor geral da Polícia Civil.
No período de 6 de novembro de 2000 a 30 de março de 2002, Antonio Felício fez o curso de pós-graduação lato sensu, especialização em Segurança Pública, pela Fundação Universidade Federal de Rondônia.
Compositor de músicas de Carnaval, Antonio Felício é pintor de inúmeros quadros. Para aprimorar-se nessa arte, ele chegou a fazer um curso de pintura sobre tela em 1993, pelo Sesc.

Nenhum comentário: