sexta-feira, 21 de março de 2008

35 DINTEL

O Dintel existia antes na estrutura da SSP com o nome de coordenadoria de informática, desde 1999, quando Walderedo Paiva era o secretário. Pedro Luiz Mendes, engenheiro civil, perito criminal, pós-graduado em análise de sistema e segurança pública, foi seu diretor. Em dezembro de 2000, com a reforma administrativa que criou a SESDC, a coordenadoria foi transformada em Departamento, incorporando a então Divisão de Telecomunicações (DITEL), que hoje é divisão da DINTEL.
No dia 9 de dezembro de 2002, o Dintel passou a funcionar em prédio próprio, no bairro Pedacinho de Chão, com amplas salas, abrigando todas as divisões, como a de telecomunicações que integra todos os sistemas fixos e móveis das polícias Civil e Militar, Bombeiros e o sistema penitenciário, interligando, inclusive a Capital ao interior, através de repetidoras.
Ainda estão instaladas no prédio do Dintel, as divisões de Informática e a de desenvolvimento e treinamento estatístico. A de informática processa os trabalhos de manutenção dos equipamentos como microcomputadores, impressoras, além de cuidar da implantação da infraestrutura de comunicação da rede interna e externa dos organismos da segurança. A divisão de desenvolvimento cuida da criação de novos sistemas corporativos automatizados, visando a melhoria do produto final quanto à ocorrência policiais, emissão de carteiras de identidade através do sistema AFIS, que identifica a pessoa civil e criminalmente através das impressões digitais.
Hoje, a Polícia Civil está interligada ao INFOSEG, o banco de dados do Ministério da Justiça, que armazena mandados de prisão, inquéritos policiais, com o prontuário completo. O sistema funciona com o apoio da DINTEL.
O Dintel ainda cuida da parte da informatização administrativa, elaborando fichas eletrônicas individuais de servidores da Polícia Civil. Treina os servidores para operacionalização dos sistemas. Através da estatística, cuida da análise criminal dos dados coletados pelas unidades da polícia civil.
O Dintel já foi dirigido pelo perito criminal Pedro Luiz Mendes, de 48 anos, natural de São Paulo (SP), formado em engenharia civil pela Universidade de Taubaté, possuindo pós-graduação ela FAAP, Fundação Armando Alves Penteado, em análise de sistema, e segurança pública pela UNIR. A Ditel foi chefiada por Alberto de Barros Molina, escrivão policial; a Dinfo, Divisão de Informática é dirigida por Wailton Pinheiro Duarte, datiloscopista; a divisão de treinamento e estatística é chefiada Luiz Carlos de Oliveira Moura, agente de polícia e bacharel em informática pela Ulbra de Ji-Paraná.
O Dintel possui o suporte dado pela secretaria-geral Mirtes Bonfim de Oliveira, e pelo plantão, com cinco servidores que se revezam diuturnamente cuidando do monitoramento dos veículos da Polícia Civil e da integração dos demais órgãos que integram a SESDEC.

Nenhum comentário: